Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI

Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI
Mate a sua saudade da Nossa Terra

DÔE PARA O BLOG DE FRANCISCO SANTOS - PI

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Homenagem ao Conterrâneo

4° e 5° Homenageados: O casal João Franco e Daluz.


João Franco Rodrigues e Maria Da Luz Rodrigues
*07/01/1917 *30/11/1929
+09/12/2001

Casaram em 1946, levaram uma vida harmoniosa, de companheirismo, carinho.
Tiveram os filhos: a)Anacleto, b)Nazaré, c)Cacilda, d)Solange, e)Caçandra.
E os netos,a) Alan, Evelym, b)Diógenes, Thaís, Pablo Franco, c) Marley Franco, Arquimedes, e) Maria Eduarda, Larice.
Os quais educaram-os, dentro dos principios da ética moral e da religião, e icentivando-os tambem a priorizar os estudos, encontrando-se hoje todos com nivel superior.
Colaboradores em todos os segmentos da sociedade, no campo, no plantio do alho, feijão, mandioca, milho, na criação de gado.
Profundamente religiosos, foram "Encarregados" da Igreja Imaculado Coração de Maria dos anos 1958 a 1980.
Ele foi professor das"primeiras letras" na Localidade Canas nos anos 40.
Ela professora na sede em substituição à profa. Mariínha Santos.
Ele foi Presidente do Diretório Municipal ARENA/PDS/PFL por 30 anos. Tambem foi Funcionario Público do Estado na "Coletoria".
Tiveram sua filha Nazaré, como candidata a prefeita em 1996.
Este casal semeou lições de verdadeira amizade e ensinou o valor da intergração na familia. Semearam serenidade, firmeza, disposição, honestidade, exemplos que reverenciam diante da comunidade franciscossantense e fazem-os eternos nos corações dos que os conheceram.
Ele filho de Franco Rodrigues da Silva e Josina Rodrigues Moura, netos e bisnetos dos dois casais de 1818.
Ela filha de Antonio Rodrigues Lima (Seu Tônho Lima) e Francisca dos Santos Rodrigues. Tambem Bisnetos e tetranetos dos troncos iniciais de 1818.

Biografia do Autor: Nazaré Rodrigues 03/12/1963

Maria Nazaré Rodrigues Silva, nasceu nesta cidade e com ela cresceu, estudou e resisiu fora, mas sempre esteve presente nos acontecimentos. Saiu de sua terra Natal em 1980, para estudar "fora" em Caruaru PE.
Ainda garota, aos 17 anos, casou-se com seu conterneo, comerciante José Gabriel (Dedé), de quem adicionou o sobrenome Silva, posteriormente concluiu os dois cursos superiores Pedagogia e Teologia.
Em 1996 voltou a residir em Francisco Santos - PI, permanecendo até 2000.
Em 2000, voltou a Teresina onde residira outrora, onde exerceu varias funções em alguns orgãos como, PCPR - PI, SERPLAN - PI.
Tem três filhos: Diógenes, Thaís, Pablo Franco.
Leitora nata, se refugia na leitura como seu hobbe preferido. Conhecedora da historia e descendência dos antepassados franciscossantenses.

8 comentários:

  1. Realmente,esse foi um casal, uma família que muito contribuiram para sociedade,costumes,de nossa terra, gostei Antonio José, da homenagem.Inclusive quero fazer também um comentário pela citação de Nazaré, que é uma pessoa altamente solidária, inteligente e sempre integrante aos acontecimentos daqui.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer em conhecer esse nobre casal-SR.JOÃO FRANCO E DONA DA LUZ, em minha pimeira visita (a trabalho) nessa hospitaleira Francisco Santos. Pessoas de fino trato. Ele, um gentleman enquanto que ela, gentil e acolhedora, como se fossemos da família. Daí a minha satisfação em duplicidade, ao visitar esse Blog, encontrar aqui, essa homenagem que julgo das mais honrosas, descrevendo o Nobel Casal, que sem dúvida, é das mais merecedoras e justas. Parabenizo assim, a autora da feliz idéia, haja vista tratar-se de pessoas da mais alta estima. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sr.Antonio José, parabéns por esse magnifico trabalho, em homenagear pessoas da cidade que muito contribuiram com essa.,como o casal joao Franco e Daluz, que conheci numa constante luta pelo zelo a religiaão,se esmerando na luta dia a dia cuidando da igreja, recebendo padres,,, como também na politica sendo um representante nato sempre na presidencia do diretorio,ajudando a decidir o futuro politico dessa pacata cidade, como sobrinho do Senador Helvidio NUNES,ESTIVE VARIAS VEZES ACOMPANHANDO -O ,EM MISSÕES POLITICAS E SENDO HOSPEDADOS,por este senhor nobre e respeitado por toda sua gente.A. Nunes

    ResponderExcluir
  4. Ah sim, esqueci de comentar que conheço muito a filha desse casal,sra.Nazaré, muito respeitada profissionalmente, e claro em demais assuntos, pessoa inteligente, que não deixa ninguem sair sem saber onde e realmente a grandeza de sua terra,espirituosa,capacitadissima, tive o prazer de conhecela quando na assessoria da sec trabalho, e muito tempo depois reencontre-a no gabinete do PCPR,eu estava com um problemão a resolver e que nada, ela na sua eficiencia excelentes contactos resolveu assim.... em dois tempos, fico lhe muito grato ,sra nazaré,parabéns pelos seus pais.A.Nunes.

    ResponderExcluir
  5. Foi uma brilhante idéia homenagiar esse casal maravilhoso,honroso,pessoas acolhedoras,muito importantes em minha vida,queria deixar aqui meu comentario dizer que amei muito o senhor João Franco meu avô querido,e amo minha avó Da Luz.Minha infância foi muito rica ao lados desses dois nas minhas viagens para Francisco Santos e o Recanto onde me divertia muito.Gostaria de acrecentar também meu comentario a essa mulher maravilhosa,linda,batalhadora,carinhosa que é a minha mãe dona Nazaré Rodrigues,que amo incondicionalmente.Thaís

    ResponderExcluir
  6. Ha...e agradecer ao senhor Antonio José pela brilhante idéia e por essa homenagem maravilhosa a essas pessoas que tanto amo.Um belo trabalho.Thaís

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que em Francisco Santos já tinha um blog, que bom. Conheço muita gente boa dai de Francisco Santos aqui em Teresina, pessoal inteligente e espontaneos, inclusive sou muito amigo de uma filha da cidade,desse casal,ví a biografia, Nazaré Rodrigues, quero até comentar que muito modesta para pessoa de tão grande bagagem,experiencia de trabalho, conhecimentos, inteligente,acolhedora.Parabéns pessoal de Francisco Santos,pelo blog, pela conterranea que têns e para os pais desta.Abraços.Dr Eduardo Freitas, Secretaria da Ind.Comercio.

    ResponderExcluir
  8. Ei Nazaré, que Chik, sua cidade que tantos fala com um blog, e muito bom, viu, e me parece que o objetivo maior é resgatar costumes de vocÇes ai, que bom. Parabéns pelos seus pais, parabéns pra voc~e mulher chik, batalhadora, amiga, solidária,brava inteligente.
    Ei pessoal de Fco.Santos, não tô puxando saco de minha amiga não,voces também estão de parabéns por uma tão nobre mulher ser conterranea.Tive o prazer de trabalhar com essa ilustre pessoa na Secretaria do Trabalho em 2001 ,quando ela era assessora vip do gabinete .
    sem mais thau pessoal.Dra:Ana Carla Freitas.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela sua visita volte sempre e continue comentando no Blog!