O município de Francisco Santos situa-se no entorno de Picos, região dos chamados Baixões Agrícolas Piauienses. Sua pujante economia assenta-se, principalmente, na CAJUCULTURA e no MERCANTILISMO, com ênfase nas atividades de escambo de mercadorias.
Páginas
Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI

Mate a sua saudade da Nossa Terra
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Fotos do Chico Folia 2010
domingo, 26 de dezembro de 2010
Fotos do lançamento do livro de João Bosco.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Texto da escritora Isis Celiane sobre o natal
O NATAL QUE NÃO PERCEBEMOS
Que maravilha esta época do ano! As ruas cheias de gente, cheias de luzes colorindo a noite, contornando os anjos que decoram as praças, encantando os olhares inocentes das crianças e submetendo-se a avaliação criteriosa dos adultos que espreitam as decorações natalinas. Durante o dia, lojas cheias, repletas de gente escolhendo presentes, comprando os cartões para dedicar a alguém querido; supermercados lotados, todo mundo buscando o melhor para a Ceia de Natal que oferecerá a família e aos amigos em suas belas casas enfeitadas.
Este é o retrato do Natal que se forma em nossas mentes e que desejamos vivenciar, onde na maioria das vezes o nascimento do Menino Jesus, que corresponde à verdadeira essência natalina, se torna algo totalmente secundário. O Natal acaba resumindo-se a uma festa absurdamente seletiva: é preciso ter dinheiro para comprá-lo, para usufruí-lo.
Existe, contudo, um Natal que não conhecemos, que não percebemos, ou que simplesmente ignoramos quando nossos olhares estão decididamente voltados para os encantamentos de uma festa que só favorece ao consumismo, pois quantas pessoas são cometidas a experimentar os dissabores de um Natal sem presentes, sem Ceia, sem papai-noel. Famílias famintas, esfarrapadas, “demitidas da própria vida”; pais desempregados, desesperados, que não têm sequer o alimento para dar ao seu filho, que dirá um presente de natal; crianças que aguardam esperançosas por um papai-noel que provavelmente nunca chegará, quando muito, receberão em forma de doação brinquedos velhos que não servem mais ao menino rico: bonecos mutilados, carrinhos sem roda, bolas cheias de remendos...
Mas quem se importa com isso quando se pode usufruir de todos os encantamentos natalinos e ainda dividir em “suaves prestações”? Quem, ao desejar feliz natal a alguém, irá lembrar-se daquelas pessoas que não têm a menor possibilidade de ter um Natal ao menos alegre?
Quem compreende o verdadeiro sentido desta festa natalina sabe também que, no dia 25 de dezembro, Deus não ocupa apenas as grandes casas enfeitadas, cheias de luzes brilhando, mesa farta, árvores rodeadas de presentes. Ele está, sobretudo, no Natal sem cores daquelas pessoas esquecidas pela vontade política, pelo abandono social, pelo desprezo humano de seus semelhantes.
Mais do que dinheiro, mais do que cartões, mais do que presentes e Ceias. Para dar ao Natal o sentido e o valor que ele verdadeiramente possui é preciso, acima de tudo e primordialmente, de humanidade, o que, ironicamente, tanto falta ao homem.
Contrariando todas as leis da razão, existem, nesta sociedade, duas maneiras distintas de celebrar o dia 25 de dezembro: o Natal dos ricos e o Natal dos pobres.
Isis Celiane Rodrigues
Academia de Letras de Crateús
isisceliane@hotmail.com
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Fotos da Palestra do escritor João Bosco.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Rua e Biblioteca Municipal vão ganhar o nome do saudoso Miguel Borges de Moura mais conhecido como "Miguel Guaraní".
MESTRE E VIOLEIRO
Energia, humildade e mansidão,
num corpo frágil, de vontade imensa,
na cabeça os cuidados de quem pensa
e aceita o mundo, e atende ao coração.
Conviveu com a pobreza e a solidão,
sem medo as recebeu, sem recompensa
das lutas que enfrentou, com a bela crença
de que nada é castigo e nada é vão.
Amou, lutou, venceu grandes empenhos,
iluminou caminhos, fez engenhos
pelo bem que ensinou, com paciência.
Também cantou repentes de emoção
e resumiu sua morte em oração,
ancorado na luz da inteligência.
Teresina, 30-11-2010
Francisco Miguel de Moura
sábado, 18 de dezembro de 2010
As comemorações do "Jubileu de Ouro" de Francisco Santos está o máximo! vejam o convite.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Banda Desejo de Menina em Francisco Santos, dia 20 de dezembro, Não Percam!
Forro Desejo de Menina em Francisco Santos nos festejos da cidade, vai ser no Jenipapeiro Clube no dia 20 de Dezembro de 2010.
Video de Divulgação da Festa
Entrada Antecipada no valor de 20,00 Reais, ingressos com Vania da Lojinha de Eloneide, Maria Odete, Popéia e Deni Turismo
Na Organização de Agnaldo Silva e Duclecio
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Lançamento do livro de João Bosco será dia 23/12/2010 as 19:00 horas.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
A religião de Francisco Santos ja tem algumas denominações.
Igreja Assembléia de Deus
Igreja Congregação Cristã no Brasil
Congregação Cristã no Brasil é uma comunidade religiosa cristã de origem norte-americana que está presente em território nacional desde 1910 trazida pelo ítalo-americano Louis Francescon. No final do Século XIX, o italiano Louis Francescon recebeu, segundo seu relato, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou. Foi fundada em 1907 na cidade de Chicago. Na 943 W. North Ave (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação Divina de que aquela Obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela irmandade, a maioria recebendo o Dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos Batismos da água e do Espírito.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Comunicado do amigo João Bosco a todos os amantes da boa leitura e simpatizantes do seu trabahlo.
Apraz-me comunicar a abertura do blog literário http://joaoboscodasilva.blogspot.com/ com a finalidade de dar publicidade às minhas obras inéditas. Faço isso em virtude de nem sempre possuir condições financeiras para editá-las. Penso que quem escreve só para si, quando muito produz um prazer solitário e egoístico. Dando publicidade aos meus escritos, desejo proporcionar aos possíveis leitores internautas o prazer solidário da leitura, esperando, em contrapartida suas inestimáveis manifestações sejam elas de qualquer teor.
O livro a ser postado inicialmente tem o título de 'O SACERDOTE DE HIPÓCRATES', romance que versa sobre um seminarista pobre do interior que antes de receber as ordens, abandona o seminário e se torna médico no Rio de Janeiro. Já foram postadas as páginas iniciais e o Pórtico. A cada 15 dias será postado um novo capítulo. Fica pois, à feição de um folhetim.
Antecipadamente, meus agradecimentos pelas visitas.
Abraços,
João Bosco.