Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI

Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI
Mate a sua saudade da Nossa Terra

DÔE PARA O BLOG DE FRANCISCO SANTOS - PI

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Poetas e Escritores de Francisco Santos

6º Homenageado: Isis Celiane Rodrigues

Biografia de Isis Celiane.

Nasci no dia 1º de novembro do ano de 1986, num cantinho generoso do Piauí chamado Francisco Santos. Sou a segunda das três filhas do casal Tertuliano Neto e Francisca Isabel Rodrigues (Til). Meu pai, homem do campo; minha mãe, esposa de sertanejo que acompanhava o marido na difícil e grandiosa missão de cuidar da terra. Assim viveram por mais de vinte anos, e assim vivi por oito, nos sertões do Piauí, plantando e colhendo feijão e milho nos invernos, e cuidando dos cajueiros nas secas, sempre em terras de outros, ganhando o suficiente para ter o que comer e vestir.

Em janeiro de 1995, em busca de melhores condições de vida, meu pai mudou-se com toda família para o Estado do Ceará. Viemos morar numa cidade chamada Crateús. Eu tinha ali oito anos. Deixamos geograficamente para trás os sertões piauienses, os parentes e os amigos, levando-os todos no coração.

No mesmo ano em que chegamos a Crateús, minhas irmãs e eu fomos matriculadas num colégio público chamado Manoel Mano. Cursei lá a segunda, terceira e quarta série. Em 1997 fui transferida para o Colégio, também público, chamado Lions Club, onde estudei até a conclusão do ensino médio. Nesta escola, participei de diversos concursos literários, obtendo alguns certificados e medalhas. Enviei, também, artigos à Revista Mundo Jovem, bastante conhecida no meio educacional no Ceará, sendo que tive dois textos e uma poesia publicados nas edições de março de 2003 e setembro de 2004.

Durante todo esse processo educativo fui construindo timidamente meus versos, poesias e poemas, que, apesar de bastante divulgados na cidade de Crateús, ainda não ganharam publicação oficial.

Em dezembro de 2004, conclui o ensino médio, sendo que em julho de 2005 fui aprovada no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para o curso de Pedagogia. Estudava no período da noite e durante o dia trabalhava no comércio. Exerci, por dois anos, a atividade de operadora de caixa, numa jornada exaustiva de trabalho, tendo que conciliar, com determinação, o trabalho e os estudos.

Em 2007 fui aprovada no concurso público municipal para o cargo de agente administrativo, tendo sido solicitada para prestar serviços no Fórum de Crateús, onde permaneço até hoje.

Em junho de 2009, eu e mais 22 escritores, dentre poetas, cordelistas, e cancioneiros, fundamos a Academia de Letras de Crateús, onde passei a ocupar a cadeira nº 14, cujo patrono é Machado de Assis.

Em março de 2010, concluí o curso de Pedagogia, adquirindo o título de Pedagoga. Apesar de nunca ter desejado lecionar, mesmo admirando demasiadamente os mestres, o curso de Pedagogia me proporcionou bastante crescimento pessoal e um grande desenvolvimento humano. Com as leituras de Paulo Freire, Althusser, Karlx Marx, dentre tantos outros, aprendi a compreender a sociedade com seu capitalismo desumano e a comover-me com as mazelas sociais.

Se tivesse que descrever-me, sem as imposições do mundo machista que gramaticalmente me obrigam a dizer que sou poetisa, eu diria que sou POETA, e diria mais ou menos assim:

Rimo a vida no seu fado constante

Não sou poeta do dia nem da noite

Sou poeta do instante

Escrevo a esmo

Mas não por acaso

Posso dizer do que já fiz

Mas sou delírio no que faço

Não sou tempestade nem cansaço

Sou poeta apenas

Insensato, um louco alucinado

Que se inebria ao luar

Que vaga pelas ruas apaixonado

Confessando amores, declamando versos

Sou partida, depois regresso

Por caminhos tantas vezes incertos

Poeta da solidão e da saudade

Que mergulha no regozijo e se esquiva à vaidade

Sem tempo certo ou hora de voltar

Que por onde passa, em cada lugar

Leva e deixa um pouco de si mesmo

Vivendo assim a esmo

Na casualidade que é essa vida incessante

Nem da noite nem do dia

Poeta apenas do instante.

8 comentários:

  1. ONTOGÊNESE DA IMPERFEIÇÃO - I


    Òvulo e sêmen: seivas germinais,
    originais de tíbias procedências,
    herdam ontogenéticas carências
    que vão produzir fetos anormais.

    Na gestação, também deficiências
    de calorias e outros minerais,
    somando-se às misérias sociais,
    trarão irreversíveis conseqüências.

    Cheios de verminoses, as lombrigas
    fazem-lhes volumosas as barrigas,
    encimadas em pernas mal seguras.

    Dizem os pedológicos tratados:
    serão seres amorfos, retardados,
    candidatos a mortes prematuras.

    Teresina-PI; 25.01.91



    ONTOGÊNESE DA IMPERFEIÇÃO – II


    Candidatos a mortes prematuras
    são os filhos do nosso egocentrismo:
    ao nosso reino venha o hedonismo,
    ao vosso, apenas dores e amarguras.

    Sobre o sagrado altar do tecnicismo,
    construímos o reino das venturas,
    em que só tem assento as criaturas
    criadoras do vil capitalismo.

    Monstro sem forma, entanto é tão real
    em sua ação maléfica e sinistra,
    embora se não saiba quem governe.

    A trágica estatística anual,
    que tantas mortes trágicas registra,
    nessa iníqua partilha tem o cerne.

    Teresina-PI; 26.01.91

    Prezada P O E T A ! COM MAIÚSCULA.

    Não tenho o dom da poesia moderna, infelizmnete.
    Ao ler sua poesia, bateu-me uma "inveja respeitosa" e dizer, como o Milton, em Certas Canções: "Como não fui eu que fiz".
    Vejo em você a espontaneidade, o regato cristalino por onde flui o veio da inspiração. Inspiração é "insigth", estalo: o momento. E percebo também, claramente, a preocupação como o social, que eu também tenho. Como sou mais à antiga, dou mostra desse meu zelo nois sonetos acima. Espero, se for do seu agrado, trocarmos e-mail. O meu e: jobossil@hotmail.com.
    Tua história de vida tem alguma semelhança com a minha.
    Parabéns, POETA!
    João Bosco

    ResponderExcluir
  2. Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.
    Paulo Freire
    Meus parabéns, voce é dessas pessoas que acreditam num mundo melhor......

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!!!!

    Como é bom ver a riqueza cultural de nossa querida terra, as poesias sejam elas de cunho cordelista, clássico, antigas ou modernas causam-nos um imenso delei-te ao lê-las. Este blog que tanto tem causado interação mais uma vez nos alegra com o prazer de "degustar" essas belas poesias.
    PARABENS AOS POETAS E POETISAS.
    Osni Moura

    ResponderExcluir
  4. Essa menina é boa!!! Bons são seus versos.Que sua poesia sirva de inspiração para outros "futuros poetas".

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer ao poeta João Bosco pelo seu comentário, valioso e precioso, a ser guardado nos arquivos pessoais. Aproveito para parabenizá-lo pela riqueza de seus belos versos e dizer que compartilho da mesa idéia de Osni Moura, as poesias tem um encanto próprio, independente do estilo literário de quem as escreve, são encantadoras pelo fato de “dizerem as coisas” de maneira diferente. Com certeza será uma grande honra trocarmos e-mail’s, principalmente porque terei oportunidade de conhecer melhor sua obra. Aproveito para agradecer também ao Osni Moura e ao primo Gilsandro pelo comentário. Tenho orgulho de fazer parte dessa terra e desse povo. Parabéns pelo interesse pela literatura.
    Isis Celiane.

    ResponderExcluir
  6. Cara Isis, o seu artigo sobre o fenômeno Tiririca, sem entrar no mérito da análise ali desenvolvida, bem como a poesia publicada por último no blog, convenceram-me tratar-se de uma jovem muito bem dotada intelectualmente.Antevejo, portanto, um futuro muito promissor na sua caminhada pelos campos da literatura e lhe desejo muito sucesso. De outro lado pelo que pude depreender dos seus dados biográficos, acho que sua mãe é minha prima, o que me deixa mais alegre. Cordialmente. José Carmo Filho

    ResponderExcluir
  7. Olá, José Carmo!

    Muito obrigada pelo comentário e pelas coisas boas que deseja ao meu futuro. Cabe parabenizá-lo também pelo seu interesse pela literatura, sempre me impressiona quando encontro alguém assim. Infelizmente, tão difícil quanto encontrar poetas no mundo de hoje - globalizado e "moderno" - é encontrar também os seus leitores.
    Ah, confirmei suas suspeitas. Minha mãe me disse que o conhece e que de fato é sua prima (ainda somos parentes distantes.
    Feliz pela coincidência,
    Isis Celiane.

    ResponderExcluir
  8. João Bosco, grande escritor franciscossante, autor para mim, da sua obra maior(o hino a Francisco Santos). João Erismar, Osni Moura, Gilsonei,José Carmo e esta grata supresa Isis Celiane, com seus poemas.
    Fico feliz pelo blog proporcionar esta interação entre estes povos que, apesar da distancia geografica, estão unidos por um sentimento comum, o amor a sua terra e ao seu povo.
    Sei que um povo sem sua historia, sem suas memórias deixa de ser povo. Por isso pediria a estes que tem esta capacidade intelectual de colocar as suas idéias, as suas criaçoes. Que dediquem um pouco não só a poesia, a prosa e ao verso, mas principalmente, escrevam a nossa história, para que ela seja passada para outras geraçoes.
    Eu avalio que um marco importante foi o livro do professor Mariano, acredito que uma parte da nossa historia esta registrada ali, mas temos muito mais a registrar para a posteridade, para as gerações vindouras.
    Não sei exatamente o teor do livro de João Bosco da Silva, mas aguardo ancioso, pois sabemos da sua capacidade. Quero ver a sua história e conte que ele conte mais da nossa história, não só neste mais em muitos outros tópicos que certamente virão.
    P.S. - é um post um pouco longo, desculpem, mas tenho sede de conhecer mais e mais o meu povo e as gerações passadas.
    Ah, Antonio José, parabéns pelo blog.

    FAR

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela sua visita volte sempre e continue comentando no Blog!