Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI

Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI
Mate a sua saudade da Nossa Terra

DÔE PARA O BLOG DE FRANCISCO SANTOS - PI

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados em Francisco Santos

No Brasil, como é de costume, todos os parentes de pessoas que ja morreram, vão visitar seus túmulos onde eles estão, seja em outro bairro, seja em outra cidade. E em Francisco Santos não é diferente. A movimentação de pessoas a caminho dos cemitérios começa cedo, às 5:00 Hs da manhã ja tem gente visitando os entes queridos ja falecidos, nos 4 cemitérios existente aqui na nossa cidade, onde 2 fica no centro e outros 2 ja muito velhos ficam afastados perto do leito do rio, esses dois ultimos são datados exatamente em inscrições nas suas paredes de entrada, como vocês irão ver nas fotos a seguir, respectivamente o 1º mais velho é de 1900 e o 2º um pouco mais novo de 1930, este segundo não tem nas fotos a data porque a parede de entrada caiu devido a velhice e o descaso das autoridades, o que é uma pena, pois, eles fazem parte da historia da nossa terra e nossa gente, onde deveriam restaurar as suas paredes e seus túmulos, porque é um patrimônio da humanidade pricipalmente de nós Franciscosantenses, e serem relíquias do nosso povo pois teêm 109 e 79 anos de existencia.
















2 comentários:

  1. Muito boa esta observação do nosss cemitério velho como é chamado.Ha décadas que nimguém faz nada por este cemitério. Se fosse em outro lugar isso seria motivo de visitas,estudos desses corpos,saber que era,de qual familia,hitoria de vida.Temos a historia mais não temos interessados nela,temos o material a ser estudado,mas ninguem o olha.Temos o péssimo habito de dar valor as coisas efêmeras e esquecer o que é concreto.Gilsonei Sales

    ResponderExcluir
  2. João Erismá de Moura3 de novembro de 2009 às 15:50

    É louvável e interessane a reportagem sobre o Dia de Finados. Parabéns ao Blog. Reverenciar nossos entes queridos que já se foram é um gesto no mínimo de consideração e respeito, acompanhado de muita saudade.
    No discurso de posse do primo Chico Miguel na ALERP, em 04.09.2009 ele fez uma veemente crítica ao estado de abandono do cemitério velho. Com certeza uma reforma naquele campo-santo não trás votos para os políticos. Mais fácil é despejar dinheiro em suas mãos em troca de votos comprados. Um cemitério faz parte da história de uma cidade e principalmente de seu povo. Já que os poderes públicos não têm interesse nem capacidade de administrar porque não deixa o particular fazê-lo?
    Erismá de Moura - Brasília-DF.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela sua visita volte sempre e continue comentando no Blog!