Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI

Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI
Mate a sua saudade da Nossa Terra

DÔE PARA O BLOG DE FRANCISCO SANTOS - PI

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Francisco Santos - PI, Nossa Historia, Nosso Povo, Nossa Vida!

Francisco Santos, as origens.
O município e a cidade de Francisco Santos tem suas origens respectivamente, na data e no povoado Jenipapeiro.
Segundo a tradição oral, a ocupação da terra teve início em 1818, e a razão do topônimo foi a grande abundância de Jenipapeiros na área, à época em que ali se fixaram os primeiros habitantes. Sendo eles Nove Baianos, ali aportados no inicio do ano de 1818. O grupo era formado por dois casais, Rosa Maria Rodrigues e Policarpo Rodrigues Chaves, Isabel Maria Rodrigues e Antonio Rodrigues da Silva; Maria Vitória e seu filho solteiro, Salvador Rodrigues Chaves; João da Cruz, Teresa e Anacleta, escravos de Maria Vitória. Diz a tradição que Policarpo e Isabel eram filhos de Maria Vitória. Mais tarde, em 1820 este grupo inicial foi acrescido com a chegada de Roberto Gomes e Belchior Rodrigues da Silva, este sobrinho de Isabel e Policarpo.
Prolificos Antonio e Isabel tiveram 14 filhos; Policarpo e Rosa, 13, dos quais apenas 9 sobreviveram. Entrelaçados entre si ou com pessoas de fora, estes descendentes deram origem a quase totalidade da população local.
A memoria que passa de geração a geração apresenta os primeiros moradores como pessoas de certa abastança, dotadas de notaveis qualidades humanas e marcantes virtudes cristãs. Sua saída da Bahia teria sido motivada por profundo desgosto na familia. Catolicos convictos, trouxeram uma imagem de Santo Antonio de madeira, e outra de Nossa Senhora das Dores. A primeira ainda hoje conservada na capela local.
Exatamente um século após o inicio do povoamento, 1918 construiu-se a primeira capela. em torno dela cresceu o arraial que, 17 anos depois, em 1935, era elevado a categoria de povoado, com a mesma denominação da fazenda.
Criado o municpio, mudou -se o topônimo de Jenipapeiro para Francisco Santos, em homenagem ao Cel. Francisco Santos, talvez o filho mais ilustre da terra.
Tenho aqui umas fotos antigas da nossa cidade do tempo da edição do livro de Francisco Santos no qual usei como fonte desta postagem. Tudo aqui espresso se encontra no livro de Francisco Santos do Professor Mariano da Silva Neto, no ano de 1985.



Livro de Francisco Santos 1985.

Igreja Imaculado Coração de Maria

Imagem de Santo Antonio trazida pelos primeiros habitantes.

Vista Frontal da Prefeitura Municipal de Francisco Santos

Praça Licinio Pereira

Planta central de Francisco Santos


7 comentários:

  1. O Santo Sudário, famosa mortalha que, segundo a tradição cristã, teria envolvido o corpo de Jesus Cristo, não passa de uma fraude. A conclusão foi comunicada hoje por um grupo italiano especializado em derrubar mitos.

    A chamada Comissão de Inspeção de Alegações de Paranormalidade, um grupo italiano, assegurou hoje que cientistas conseguiram reproduzir a mortalha recorrendo a materiais e métodos disponíveis no século 14.

    A comissão anunciou dispor de evidências suficientes para afirmar que o sudário não passa de uma falsificação medieval. Em 1988, cientistas usaram o radioisótopo de carbono 14 para determinar que a mortalha datava de algum momento entre os séculos 13 e 14.

    No entanto, a polêmica persistiu porque os especialistas não haviam sido capazes de explicar como fora produzida a imagem.

    O manto em questão revela a imagem borrada de um homem com sinais de crucificação. Os católicos creem que a imagem de Cristo ficou registrada nas fibras da mortalha no momento de sua ressurreição.

    ResponderExcluir
  2. e ai antonio o blog
    ficou muito legal
    por ta mostrando a a história do nosso povo.
    vlw abraço.

    ResponderExcluir
  3. João Erismá de Moura8 de outubro de 2009 às 17:05

    Gostaria de parabenizar o jovem Antonio José pela criação deste importante blog trazendo notícias de Francisco Santos. Já era tempo de dispormos de um meio de comunicação, via internet, da nossa cidade. Coloco-me à disposição para contribuir com algum escrito literário em prol da continuidade deste site. Espero que seja duradouro, justo e democrático, publicando notícias de interesse da comundiade franciscossantense, sem vínculo partidário e respeitando as opiniões de quem escreve, desde que não venham atingir a honra de cada cidadão e os princípios fundamentais da imprensa.
    Cordialmente, João Erismá de Moura
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  4. Com relação à escolha do melhor jogador de futebol de Francisco Santos não resta dúvida que foi Tadeu. Alguns atletas como os saudosos Bola e Loló brilharam por pouco tempo. Agora Tadeu, que tive o privilégio de jogar consigo em diversas cidades da redondeza, jogou por mais de 10 anos, sempre com raça, técnica, categoria e exibindo um futebol digno de grandes craques. Só não foi profissional no Palmeiras (SP), na década de 1980, por falta de apoio e um preparo físico adequado.
    Erismá de Moura - Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  5. essas fotos são postadas no livro do meu tio mariano, é de muita importancia esse livro , fala da descendencia ,das raízes e parentescos de cada família .
    tenho esse livro e recomendo quem ainda não leu , que leia.
    tem um pouco da história de cada um de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mônica, sou o professor Jonathas Nunes e ex-Reitor da UESPI, o que devo fazer para adquirir o livro do seu tio MARIANO DA SILVA NETO, e meu saudoso colega dos tempos de UESPI. Refiro-me ao livro O MUNICÍPIO DE FRANCISCO SANTOS.Pode me daar alguma informação também pelo FACEBOOK ou Messenger.Obrigado.

      Excluir
  6. Também tive o privilégio de ver o Tadeu em campo, tinha muita habilidade e controle em campo, pena que fora deste não teve apoio nos momentos oportunos.

    Abelmar Silva
    SBCampo-SP

    ResponderExcluir

Muito Obrigado pela sua visita volte sempre e continue comentando no Blog!