Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI

Bem Vindo ao Blog de Fco. Santos - PI
Mate a sua saudade da Nossa Terra

DÔE PARA O BLOG DE FRANCISCO SANTOS - PI

terça-feira, 30 de março de 2010

Para Nossa Reflexão

Nossa fé deve ser exercitada, assim como a mente e o corpo. Façamos então isto
Até onde vai a tua fé....

Um rapaz pediu a Jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito.


No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anuncio de emprego.

Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do q eu, e foi embora.

No caminho, um garoto lhe deu uma rosa ....no ônibus ele chateado joga a rosa fora.

E ao chegar em casa briga com Jesus

É assim que me tratas? É assim que me amas ?


E vai dormir. Em sonho, Jesus lhe diz:

O emprego era seu, mas vc ñ confiou e desistiu antes mesmo de lutar; aquela rosa foi eu que te dei... inspirei aquela criança a lhe dar!!!


O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado, em vez de vc dar a rosa a ela, jogou fora.


Vc entendeu como Jesus age na sua vida?

Ele abre as portas te mostra o caminho mas a tua fé é tão pouca que desiste no primeiro obstáculo. Não desista confie que Jesus pode agir na sua vida.

Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé.

Passe adiante, já é um sinal que Jesus está agindo em sua vida!!!

Deus nos abençoa sempre, só precisamos enxergar e agradecer.

Fiquem com nosso Deus


sexta-feira, 19 de março de 2010

2 Anos do Grupo de Oração Renascer no Espírito.

No ultimo domingo dia 14/03/2010, foi feito uma comemoração pela passagem do segundo aniversário do nosso Grupo de Oração de Francisco Santos - PI "Renascer no Espírito". A comemoração Teve inicio pela manhã as 07:00 Hs com muito louvor, adoração, pregação, com a participação do pregador Dário que veio com a sua esposa Léia da cidade Lagoinha do Piauí para essa comemoração, contamos também com o nosso coordenador Diocesano Tiago sempre presente nos nossos eventos, as 12:00 Hs encerraram-se as atividades pala manhã. Apartir das 14:00 Hs da tarde inicio-se a parte da tarde com mais pregações e uma linda dramatização dos fiéis integrantes do grupo, após houve muito louvor com o nosso amigo Neto grande animador deste louvor, encerrando-se as 04:00 Hs da tarde as atividades do encontro.
Momento de Adoração ao Santíssimo






Momento de Louvor


Pregação com Dário




Momento de Luvor com o Nosso Irmão Neto


Pregação do Nosso Coordenador Diocesano Tiago










Video da Pregação de Tiago






terça-feira, 16 de março de 2010

Obras da ponte.

Ja se encontram avançadas as obras da ponte em Francisco Santos. Obras que se iniciaram em setembro de 2009, que passará sobre o rio Riachão, e que tinha previsão de ser construída inicialmente até meados de janeiro de 2010. A nova previsão contado por um dos trabalhadores empenhados que trabalham até o domingo para tirar um salário maior no final do mês, conta que a obra deve terminar em meados de abril para o nicio de maio. A obra é uma realização do Governo do Estado e Municipal.
Ao longo dos anos a falta de uma ponte afetou as comunidades rurais juntamente com o bairro Trisidela que ficavam do outro lado do rio , pois na época do inverno as pessoas ficavam ilhadas. Então é uma obra que na realidade é muito importante
.






terça-feira, 9 de março de 2010

Francisco Miguel de Moura, artigo sobre biblioteca em Francisco Santos


BIBLIOTECA, LIVROS DE GRAÇA

Francisco Miguel de Moura*


O título acima lembra os versos do célebre poeta Castro Alves, tirados do poema “O Livro e América”: Oh! Bendito o que semeia / Livros, livros à mão-cheia.../ E manda o povo pensar! / O livro caindo n’alma / É gérmen – que faz a palma, / É chuva – que faz o mar.”

Com estes versos, mais a coragem e a cara, proponho aos habitantes da cidade de Francisco Santos – PI que vejam a possibilidade de criar sua biblioteca pública. Não se admite, hoje em dia, a existência de uma comunidade de cerca de 10 mil habitantes que não possua uma biblioteca para as pesquisas, o estudo e a leitura necessários. E para o lazer que a literatura proporciona. Não obstante vivermos na era digital. Acontece que nem todo mundo está ligado à internet, por uma série de problemas, e, mesmo que 100% dos seus habitantes tivessem acesso ao computador, ainda assim a biblioteca seria (e é) necessária. Quantas bibliotecas possui a capital e as grandes cidades? Assim, os francisco-santenses devem pedir, solicitar, requerer, como for melhor, a criação de sua biblioteca, ao poderes públicos. E não é coisa difícil não, gente. Basta falar com o prefeito e com os vereadores reunidos na Câmara Municipal, onde devem aprovar uma lei criando a Biblioteca que terá o nome de um escritor ou intelectual nascido em Francisco Santos. Sugiro o nome de “Biblioteca Miguel Borges de Moura – Guarani”.

Falemos, agora, nos livros. Minha biblioteca particular vai ser desfeita brevemente, por razões pessoais que posso expô-las noutra noutra oportunidade. Já doei cerca de 400 volumes à Biblioteca do Conselho Estadual de Cultura – Teresina. Deixa que eu ainda possuo aproximadamente 1.000 a 1.500 livros para doação. Poderia doar esses livros todos para a Biblioteca de Santo Antônio de Lisboa – PI, uma vez que o responsável por ela já me pediu. Porém, me dói na alma, sendo filho legítimo de Francisco Santos, PI, do tempo em que ainda se chamava Jenipapeiro, deixar minha terra privada desse importante acervo litero-cultural.

Cícero, pensador romano, disse certa vez: “Uma casa sem biblioteca é como um corpo sem alma.” Nossa casa maior, Francisco Santos, não pode nem deve ficar sem esse altar ao saber que é a biblioteca. “Tudo o que existiu e existe no mundo está no livro, nas bibliotecas”. Este pensamento, embora não ipsis literis, é de um filósofo francês, cujo nome minha memória fez-me o desfavor de esquecer. Mas há também o mais importe, porque de um escritor brasileiro e nosso editor pioneiro, homem de pensamento e ação, o grande Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros.” Pronto basta de citações. De filosofias. Vamos à ação. Vou entrar em contato com algumas pessoas ligadas a mim, residentes em Francisco Santos, para que preparem o caminho. Brevemente estarei indo lá, onde moram minha irmã, meu tio, muitos sobrinhos, primos, primas e outros parentes, quando então vamos agenciar entrevistas com o prefeito e com os vereadores, com as pessoas mais importantes culturalmente, de modo especial professores, diretores de colégio, intelectuais e artistas, com esperança de que este nosso projeto vingue. Pretendo, ademais, que ele não seja uma coisa isolada. Isto é, que muitas outras cidades próximas ou distantes de minha terra sigam o exemplo. Não é de hoje que promovo o assunto biblioteca. Muitas de minhas proposições no Conselho Estadual de Cultura, onde militei por mais de uma década, foram em torno de livros, casas de cultura e bibliotecas. Sobre o assunto e suas particularidades tenho falado também em palestras, entrevistas, jornais e em outros meios de comunicação. E, para finalizar, acrescento que, no meu entendimento, deveria existir uma lei federal que exigisse, por antecipação, de cada povoado, vila ou comunidade aspirante ao grau de cidade, fundar sua biblioteca – sendo esta uma condição sine qua non para a instalação da prefeitura e sua administração.

__________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, da UBE (União Brasileira de Escritores – SP) e da IWA (International Writers and Artists Association) – Estados Unidos.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Meninas brincando botam fogo numa van abandonada, em frente a prefeitura de Francisco Santos - PI

Por volta do meio dia de hoje, duas crianças entram numa van que está abandonada, em frente a prefeitura, e brincando ateiam fogo, que se alastrou pelo automovel em poucos segundos. As meninas correram e conseguiram sair a tempo, sem nenhum ferimento. As crianças ainda não foram identificadas.